Aguarde. Carregando informações.
05/04/2017 às 15h18

Campeonato de Xadrez 2017 reúne clubes alagoanos


Com o apoio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, a FEXEAL - Federação de Xadrez do Estado de Alagoas realiza no próximo sábado, dia 8, a partir das 13h, o Campeonato Interclubes de Xadrez 2017. O evento que acontece no Shopping Pátio Maceió irá contar com clubes de xadrez de várias cidades do Estado, como Rio Largo, Satuba, Palmeira dos índios, Arapiraca e Maceió, reunindo cerca de 120 atletas.


Sobre o esporte


O xadrez é o segundo esporte mais praticado no mundo. O jogo envolve competição, alto rendimento, desempenho mental, é baseado em regras e possui uma entidade reguladora. Reconhecido como esporte pelo Comitê Olímpico Internacional, o xadrez tem como principais benefícios o estímulo da memória, aumento da capacidade de concentração e velocidade de raciocínio. Além disso, desempenha um forte papel socializante, já que sua filosofia não interpreta a derrota como fracasso e nem a vitória como sucesso.

Praticado desde a antiguidade e por figuras históricas como Napoleão, Einstein e Machado de Assis, o jogo ensina seus praticantes a não agirem por impulso, mas sim refletindo e pensando anteriormente cada ação.

"A Selaj vem buscando apoiar o esporte amador em Alagoas, de várias formas, pois acreditamos que ele democratiza a prática esportiva em todos os níveis, recreativos, competitivos." Conclui Claudia Petuba, secretaria do Esporte, Lazer e Juventude.

Arquivos