Aguarde. Carregando informações.
11/03/2019 às 12h25

Integrante do Bolsa Atleta Alagoas conquista status de “Mestre Nacional” de xadrez

O alagoano Alexsandro Lima, integrante do programa “Bolsa Atleta Alagoas”, obteve duas grandes conquistas na última semana. O enxadrista terminou na 29ª posição entre 463 participantes da América Latina no “Florianópolis Chess Open” em Santa Catarina e assim, conquistou o status de “Mestre Nacional” de xadrez, o único em Alagoas.

A posição de destaque se deu numa competição de nível elevado, que reuniu enxadristas de 9 países. “O nível foi altíssimo por ter sido um torneio internacional onde participaram jogadores muito fortes não só do Brasil , mas da América”, afirmou Alexsandro.

Membro da categoria Sub-20, mas já participando de competições para profissionais, o alagoano alcançou importantes números no evento em Florianópolis. Ao terminar em 29º entre 463 participantes, Alexsandro subiu para 74ª posição entre atletas no Brasil.

Para atingir tal feito, o enxadrista contou com o apoio do recurso garantido através do programa “Bolsa Atleta Alagoas”, que repassa um salário mínimo para 20 atletas, durante 12 meses.

“É muito importante para um atleta participar de torneios visando a sua evolução. O Bolsa Atleta vem me ajudando bastante, tanto com passagem, como hospedagem, não apenas nesse, mas também em outros torneios”, afirmou.

A Secretária do esporte, lazer e juventude, Claudia Petuba, aponta que o objetivo do Bolsa Atleta Alagoas é atingido em conquistas como a de Alexsandro.

“É exatamente isso que o programa busca. Oferecer o aporte financeiro para ajudar esses atletas a bancar custos básico de treinos, competições e viagens. O resultado é esse”, afirmou.

Secretário executivo do esporte, lazer e juventude e conhecedor da modalidade, Charles Hebert destacou a conquista. “O Alexsandro é um jovem diferente, concentrado e muito competente. Já conhecemos de competições locais e agora vem mostrando seu talento em competições de nível elevado”, disse.

Após a posição destacada no sul do país, o enxadrista de Arapiraca alcançou um status elevando na modalidade. Ele agora é “Mestre Nacional” (MN) de xadrez, o único em Alagoas.

Alexsandro passou por “Candidato a Mestre” (CM), chegou ao posto de “Mestre Nacional” e agora terá pela frente os desafio de “Mestre Fide” (MF), “Mestre Internacional” (MI) e “Grande Mestre” (CM).

Arquivos