Aguarde. Carregando informações.
03/08/2017 às 12h28

Lançamento do ‘ID Jovem’ reúne gestores e jovens em Maceió

Agora é mais que oficial. O programa ‘Identidade Jovem’ ou ‘ID Jovem’, como é conhecido e que já estava em funcionamento no Brasil, foi lançado oficialmente nesta quarta-feira (2) em Maceió. A solenidade reuniu centenas de gestores e jovens de vários municípios alagoanos e contou com apresentações culturais e o cadastramento de estudantes da rede pública.

O evento, realizado no Centro Cultural e de Exposição Ruth Cardoso, em Jaraguá, promoveu o encontro de gestores e jovens, que conheceram de perto o funcionamento do ‘ID Jovem’. Quem estava dentro do perfil para aderir ao programa e ainda não havia se cadastrado pôde fazê-lo durante o evento. Uma equipe estava conectada diretamente ao site da Caixa Econômica Federal e promoveu os cadastramentos.

O Identidade Jovem é uma iniciativa do governo federal que garante benefícios como o pagamento de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, além de acesso gratuito ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme o disposto no decreto 8.537/2015.

O programa é voltado a pessoas com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.

A secretária de Estado do Esporte, Lazer e Juventude, Claudia Petuba, apontou que esta foi apenas mais uma etapa do trabalho, uma vez que a informação sobre o funcionamento do ID Jovem deve ser massificada no Estado.

“O programa estava sendo executado desde o início do ano e nós atuamos por etapas. Foram realizadas capacitações nos municípios, para que pudessem assessorar os jovens no cadastramento dos beneficiários. Nesta segunda etapa, realizamos o lançamento oficial. O pontapé foi dado para que, agora, possamos massificar a informação e ampliar o serviço. Temos, aproximadamente, 3 mil cadastrados, num universo de 424 mil. A ideia é mostrar para essa juventude que eles têm a mudança na palma das suas mãos. Mas, cabe a nós informarmos o maior número de pessoas”, afirmou a secretária.

O secretário Nacional de Juventude, Assis Filho, lembrou da importância de unir jovens e gestores para que seja feito um trabalho conjunto para ampliar o número de beneficiários. “Vamos mobilizar os prefeitos e os vereadores com a interiorização do ID Jovem, levando as políticas públicas de juventude à população que mais necessita, que são os jovens de baixa renda nos municípios”. O ID Jovem está previsto no Estatuto da Juventude e é resultado de anos de luta”, afirmou.

A secretária, Claudia Petuba, e o secretário Nacional de Juventude, Assis Filho, receberam membros do Ministério Público Estadual, Assembleia Legislativa, Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), das Secretarias de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e de Prevenção à Violência (Seprev), além de gestores de municípios alagoanos e estudantes da rede pública da capital e do interior do Estado.

O ID Jovem

Emitir sua ID Jovem é fácil, rápido e seguro. O cartão é virtual e deverá ser apresentado nos estabelecimentos na tela do seu smartphone ou impresso pela página da internet.

Basta fazer o download do aplicativo da ID Jovem, preencher o seu NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar o cartão virtual. Não é necessário imprimir, apenas apresente a imagem do cartão dentro da validade na tela de seu celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso,acompanhada de documento oficial com foto.

A ID Jovem tem validade de 180 dias. Após esse período é necessário revalidar o documento em nova consulta no App ou no site. Se você utiliza a ID Jovem impressa, lembre-se de imprimir o documento gerado.

Galeria de Imagens

Arquivos