Aguarde. Carregando informações.
17/06/2016 às 11h47

Participaê! aproxima público jovem das ações do Estado

Por uma nova Alagoas, o Governo do Estado inicia o processo de empoderamento da juventude alagoana por meio do projeto Participaê! A primeira edição dele aconteceu, nesta nesta quinta (16), na Escola Estadual Professora Gilvana Ataíde, localizada no bairro da Santa Lúcia. Em parceria com diversas pastas, a Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) busca a conscientização dos jovens sobre os direitos sociais e civis aos quais eles possuem.

Várias atividades foram realizadas durante todo o dia, desde palestras abordando temas da atualidade como prevenção ao uso de drogas, empreendedorismo. O projeto ainda dispôs de serviços como emissão de carteira de identidade, cadastro de emprego e oficinas de fotografia, primeiro emprego, xadrez, construção de foguetes e defesa pessoal.

A secretária de Estado do Esporte, Lazer e Juventude, Claudia Petuba, reafirmou o compromisso do governo estadual com o segmento. “O governador Renan Filho é o mais jovem do Brasil e isto se reflete na forma como ele enxerga a juventude e seus anseios. É nesta fase da vida que muitos jovens definem seus caminhos e o conhecimento é o grande aliado para que as escolhas sejam as melhores possíveis. Por isso buscamos estar mais próximos dos jovens por meio de ações como esta”, frisou a secretária.

Segundo a superintendente de Juventude da Selaj, Maria Lucyelma, “o Participaê! vem aproximar da juventude ações já desenvolvidas pelas secretarias de Estado, além de levar o estatuto da juventude para dentro das escolas”. Já a diretora da unidade de ensino, Sandra Lima, aprovou a iniciativa. “Hoje, a nossa escola e os nossos alunos tiveram um dia bastante especial. Espero que outras edições possam acontecer novamente”, comemorou a educadora.

O projeto conta com o apoio das secretarias de Estado da Segurança Pública, Educação, Prevenção à Violência, Cultura, Trabalho e Emprego além das instituições Federação das Empresas Juniores de Alagoas (Fejea), Aeasa, Papo de Universitário, Federação de Xadrez do Estado de Alagoas (Fexeal) e Ifal. As próximas edições do Participaê! estão sendo planejadas e acontecerão mensalmente. Pelo menos, 25% das escolas da rede pública do estado devem ser beneficiadas pelo programa, em 2016.