Aguarde. Carregando informações.
01/08/2017 às 14h16

Programa ID Jovem terá lançamento oficial em Alagoas

O Identidade Jovem ou “ID Jovem” não para de crescer em Alagoas. O programa do Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e gerido em Alagoas pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), tem alcançado números expressivos e promete crescer ainda mais, após o lançamento oficial no Estado, marcado para esta quarta-feira (2), às 8h, no Centro Cultural e de Exposição Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, em Maceió.

A solenidade contará com a presença da secretária de Estado do Esporte, Lazer e Juventude, Claudia Petuba, e do secretário Nacional de Juventude, Assis Filho, e contará com a presença de centenas de gestores e jovens de municípios alagoanos, que já estão ou ainda irão se cadastrar ao “ID Jovem”.

O programa vem sendo executado em Alagoas desde o início do ano, mas a partir de abril foi intensificado com as capacitações realizadas pela Selaj. Na oportunidade, três municípios receberam os eventos. Arapiraca, Delmiro Gouveia e União dos Palmares atenderam centenas de pessoas da cidade e municípios vizinhos.

Neste mês de julho, aconteceram caravanas promovidas pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, juntamente com gestores municipais e a coordenação da Secretaria Nacional de Juventude em Alagoas, nas cidades de União dos Palmares, Viçosa, Capela e Pilar.

De acordo com a secretária Claudia Petuba, o evento tem como objetivo oficializar um trabalho que já vem sendo feito e ampliar o alcance do programa.

“A juventude tem seus direitos e tem os seus deveres. Dentre os seus direitos, estão benefícios para a participação de eventos artísticos, culturais e esportivos, bem como viagens. É justamente isso que o ID Jovem oferece e trabalhamos durante meses para massificar a informação nos municípios alagoanos, que estão aderindo ao programa. Os números mostram isso, mas queremos ainda mais”, afirmou.

A opinião é reforçada pela superintendente de juventude da Selaj, Maria Lucyelma. “Quando começamos os trabalhos, tínhamos aproximadamente 400 cadastrados e hoje alcançamos os 3 mil. O crescimento foi superior a mil por cento, mas sabemos que podemos ir mais longe. Com as capacitações nos municípios, no fórum de gestores de juventude, aumentamos esse número e vamos potencializar após o lançamento oficial”, explicou.

Em abril, o número oficial de cadastrados era de 445 jovens entre 424.648 aptos ao programa. Em menos de um mês, a mobilização conseguiu aumentar estes dados e no mês de maio, em sua última atualização, o número já chegou a 2.715.

O ID Jovem

O Identidade Jovem ou ID Jovem é um programa do governo federal que garante benefícios como o pagamento de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, além de acesso gratuito ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme o disposto no decreto 8.537/2015.

É voltado a pessoas com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.

Arquivos