Aguarde. Carregando informações.
27/04/2017 às 18h21

Selaj inicia capacitação do programa “ID Jovem” em Alagoas


Está em fase de implantação em Alagoas o Identidade Jovem ou ID Jovem, programa do governo federal que garante benefícios como o pagamento de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, além de acesso gratuito ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no decreto 8.537/2015.

O ‘ID Jovem’ é voltado a pessoas com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do governo federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.

Em Alagoas, o programa será coordenado pela Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), que nesta quinta-feira (27), em Delmiro Gouveia, dará início à capacitação dos gestores responsáveis por sua implantação.

Seguindo o calendário da Selaj, a capacitação terá início na cidade de Delmiro Gouveia, das 8h às 12h, no ginásio esportivo da Escola Afrânio Lages. A capacitação dos gestores tem sequência nos dias 4 e 5 de maio, em Arapiraca e União dos Palmares, respectivamente.
Nos municípios a capacitação será direcionada aos servidores das Secretarias de Assistência Social, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e gestores municipais de juventude.
“O ID Jovem é um programa direcionado para jovens de áreas consideradas vulneráveis, com renda específica, pouco ou quase nenhum acesso aos benefícios. Para usufruir desse programa, os jovens terão de estar devidamente cadastrados e atualizados em programas ligados ao CadÚnico”, explica a superintendente da Juventude da Selaj, Maria Lucyelma.

Em Alagoas, o número de cadastrados ainda é de 445 jovens. No entanto, o público apto a integrar o quadro do programa é de 424.648, somados os 102 municípios alagoanos.

“O ID Jovem é uma conquista da juventude brasileira. Um programa do governo federal que o Governo do Estado vem abraçando, para que seja possível atender ao maior número possível de jovens alagoanos. Dessa forma, eles terão mais oportunidades em jogos, eventos. É uma grande conquista”, explicou a secretária de Estado do Esporte, Lazer e Juventude, Claudia Petuba, que ainda reforçou a necessidade de propagar o “ID Jovem” nos municípios alagoanos.

“Na perspectiva de sempre trabalhar em parceria, a Selaj vem dialogando com gestores municipais, para que todos deem as mãos, governos federal, estadual e municipais, para levar o ID Jovem tanto à zona rural como a urbana”, concluiu Cláudia Petuba.

A primeira fase da capacitação contará com a presença do representante da Secretaria Nacional da Juventude, Higo Souza, e servirá como prévia para o lançamento oficial do ID Jovem, marcado para o dia 6 de junho.

Arquivos