Aguarde. Carregando informações.
17/10/2016 às 12h32

Selaj promove o I Seminário dos Jogos Indígenas de Alagoas


A Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) promoveu neste sábado (15) o I Seminário dos Jogos Indígenas de Alagoas com o propósito de debater e discutir os Jogos Indígenas 2017.

Com a parceria do Gabinete Civíl, Iteral e da Secretaria da Mulheres e Direitos Humanos (Semud), o dia começou com apresentação cultural e seguiu com a mesa de abertura com os representantes das instituições, apresentações dos jogos mundiais 2015, com palestra do facilitador Ricardo Soares sobre organização de eventos e a discussão entre as tribos para realização dos jogos.

Participaram do seminário sete etnias, entre elas Xucuru-Kariri, de Palmeira dos Indíos; Aconã, de Traipu; Karopotó, de São Sebastião, Kariri Xocó, de Porto Real do Colégio; Wassu Cocal, de Joaquim Gomes, Kalonkó, de Água Branca, e Karuazu, de Pariconha.

Os próximos passos serão a criação de um documento único e juntamente com órgãos parceiros formar um grupo de trabalho para a promoção do evento em 2017. O dia terminou com a visita ao Estádio Rei Pelé, onde os indígenas demostraram os esportes típicos e a sua cultura com muita música e dança.

Galeria de Imagens

Arquivos