+55 82 3315-2802

esporteestadual@gmail.com

Webinario discute retomada das atividades esportivas

Ação será organizada pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) e a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel)

10/08/2020 às 10h31

Por Selaj e Semtel

esportes-2

Foto:

A retomada das atividades esportivas nos municípios alagoanos vai ser o tema central de um encontro virtual com a participação da titular da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS), Fabíola Molina e gestores das secretarias de esporte de todo o estado. Fruto de uma iniciativa da Prefeitura de Maceió e do Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, o Webinario ‘Perspectivas do Esporte Pós-Covid-19’, acontece na próxima terça-feira (11), via aplicativo Zoom, a partir das 15h15.

Tendo em vista a formação de uma frente de trabalho colaborativa entre os órgãos envolvidos, a reunião articulada pelas secretarias Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) e de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) tem como objetivo unir esforços em um projeto conjunto que possibilite a definição de medidas e protocolos a serem seguidos e contribua com o avanço da retomada das atividades esportivas, com segurança planejamento e responsabilidade.

A Prefeitura de Maceió, por meio da Semtel, tem realizado uma série de reuniões com representantes dos mais variados segmentos para discutir o processo de retomada da agenda de Esporte e Lazer na capital alagoana. Um espaço onde representantes de federações, associações e entidades ligadas ao segmento esportivo, seja profissional ou amador, têm apresentado, via Conselho Municipal do Esporte e Lazer (CMEL), contribuições sobre as medidas de segurança que devem ser adotadas no período de retomada.

De acordo com gestor da Semtel, Jair Galvão, o encontro com a representante da SNELIS é uma oportunidade de ampliar a interlocução com o governo federal e garantir o respaldo e um direcionamento planejado que possa atender às necessidade e realidades específicas de cada município envolvido na discussão.

“A gente espera poder contar com a contribuição do governo federal aos protocolos que já vem sendo desenvolvidos no âmbito do município de Maceió e, desse modo, avançar ainda mais na flexibilização da atividade esportiva, com todas as medidas de segurança. A retomada do segmento já foi iniciada na capital alagoana, com a liberação da prática de esportes individuais e o retorno das academias e centros de treinamento, que seguem novas regras e cuidados específicos. Agora precisamos garantir também o retorno seguro das atividades coletivas, torneios, eventos e competições realizados na cidade, a partir de um planejamento prévio e responsável”, apontou.

Secretário do Esporte, Lazer e Juventude em Alagoas, Charles Hebert, destacou as ações durante o período de Pandemia e projeta a retomada das ações presenciais.

“Nós tivemos de fazer uma readaptação de todas as nossas ações, em razão da Pandemia. Nossa equipe organizou e colocou em prática uma série de ações que movimentou milhares de pessoas em casa, através de atividades físicas e atividades específicas com entidades parceiras. Criamos os protocolos de segurança e saúde para a retomada do futebol, criamos a ponte para retomada das academias, além de manter contato com outros setores do Esporte. Agora é o momento de programar a retomada dos setores da área esportiva, auxiliando as entidades da melhor forma possível e potencializando o retorno das atividades no momento oportuno e seguro”, afirmou.

A Semtel e Selaj convocam os gestores municipais para participar do evento, que tem como foco o compartilhamento de ações, projetos e protocolos que contribuirão para o desenvolvimento do esporte alagoano neste novo cenário. O encontro virtual é uma oportunidade para que os municípios alagoanos acompanhem as diretrizes nacionais direcionadas ao segmento esportivo.