+55 82 3315-2802

esporteestadual@gmail.com

Com direito a Séries Ouro e Prata, sexta edição da Taça das Grotas é lançada no Rei Pelé

Competição organizada pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria do Esporte, contará com inovações

23/02/2024 às 12h56

Por Paulo Chancey Junior/Ascom Selaj

WhatsApp Image 2024-02-23 at 10.43.03 (2)

Foto: Foto: Rayanna Santana

Séries Ouro e Prata, melhor jogador de cada partida e capacitação para treinadores. Organizada pelo Governo de Alagoas por meio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, a Taça das Grotas chega a sua sexta edição, repleta de novidades e se consolidando como a maior competição social e esportiva de Alagoas. 

Em 2024, a competição continua com 48 equipes das comunidades de maior vulnerabilidade social de Maceió e região metropolitana. A partir do dia 22 de março, 960 jovens de 14 a 17 anos estarão em atividade buscando o título de uma das disputas mais aguardadas do calendário esportivo alagoano. 

Secretária do Esporte, Lazer e Juventude, Lydia Pollyana destacou a importância social e esportiva da Taça das Grotas. “A Taça das Grotas está chegando na sua sexta edição, ou seja, é uma competição consolidada no calendário do futebol alagoano. Desde a primeira realização, com 16 times, agora com 48, nosso compromisso é o mesmo, de levar esporte, lazer, promover a inclusão social e abrir novas portas para esses jovens que disputam a competição”, afirmou.

Como será a disputa - Uma das principais novidades para a edição 2024 é a forma de disputa. Sai a eliminatória na primeira rodada, em que metade das equipes eram eliminadas e entram as Séries Ouro e Prata. 

Isso porque, haverá uma primeira rodada em que as 48 equipes se enfrentam. As 24 vencedoras serão distribuídas na Série Ouro, em seis grupos de quatro times, classificando duas equipes de cada grupo e os quatro melhores terceiros lugares. 

Já as 24 equipes que perderam na primeira rodada, seguem para a Série Prata. Após as três primeiras rodadas da Série Ouro, começa o “Mata Mata” da Série Prata, caindo de 24 para 12, depois seis e ao final, três equipes serão avaliadas por índices técnicos. 

Dessa forma, as melhores equipes de cada Série voltam a se encontrar, para decidir os melhores e consequentemente o campeão da edição 2024 da Taça das Grotas.

Secretário Especial de Gestão da Selaj e idealizador da competição, Charles Hebert, comemorou mais uma edição da Taça. “Feliz por uma série de motivos. Ver a Taça das Grotas lançada mais um ano, trazendo novidades, estando próximo desses líderes e incentivadores do esporte. Então, teremos mais um grande ano e mais uma grande competição, reforçando o compromisso do Governo de Alagoas e da Secretaria com o esporte amador”, disse.

Capacitação - A comissão técnica também terá o seu reconhecimento tendo em vista que antes da competição, a Selaj irá promover uma capacitação para os técnicos das equipes, nos dias 07 e 11 de março, de forma on-line, com duas horas de duração e no dia 14, uma aula prática e presencial com o profissional Adriano Rodrigues, no Estádio Rei Pelé, também de duas horas.

Secretário Especial de Planejamento da Selaj, Wagno Godez, destacou a importância de inovar dentro e fora de campo. “A Taça das Grotas é uma competição consolidada e isso nos motiva para que possamos seguir trabalhando, melhorando e ampliando a maior competição social e esportiva de Alagoas”, completou.